Escolas públicas estaduais receberão novo ciclo de palestras sobre aplicação da Lei Maria da Penha
03 ago

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciaram um novo ciclo de palestras sobre a aplicação da Lei Maria da Penha nas escolas públicas estaduais. Desde abril deste ano, mais de 20 unidades de ensino da Região Metropolitana receberam a ação, uma iniciativa que faz parte do “Programa Lei Maria da Penha vai à Escola”, criado por meio da Lei Nº 7.477, sancionada pelo Governo do Estado, em 2016. Até novembro, outras 14 escolas devem realizar as palestras, que acontecerão toda quarta-feira.

A primeira unidade de ensino que promoveu a iniciativa nesta nova fase foi o Colégio Estadual Olga Benário Prestes, localizado no bairro Bonsucesso, Zona Norte. Alunos e professores participaram da palestra, na tarde desta quarta-feira, dia 2. A próxima escola que receberá a ação será o Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, na quarta-feira, dia 9.

As palestras foram elaboradas por meio de um convênio, firmado em março deste ano, entre a Secretaria de Estado de Educação e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher, do Ministério Público Estadual. Também foram desenvolvidas videoaulas para trabalhar de forma preventiva a violência contra a mulher.

O secretário de Educação, Wagner Victer, destaca que o Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a adotar a proposta em forma de lei. Ele ressalta que as palestras apresentam a Lei Maria da Penha de maneira didática e esclarecem dúvidas dos jovens alunos e da comunidade escolar.

– A aceitação dos estudantes e professores das escolas onde as palestras já aconteceram foi muito boa. Debater esse assunto com os jovens é fundamental para que reflitam e levem esses conhecimentos aos seus colegas, famílias e para outros espaços em que convivem – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.